Amigos do Carangocerto, estamos num período em que o Brasileiro e seus hábitos vivem em constante provação. Ou seja, ter um contrato de locação pode ser algo melhor do que o ter um bem através de aquisição.
O comparativo entre os 2 orçamentos, deve-se considerar os valores de IPVA, Seguro anual do veículo, manutenções preventivas dos fabricantes (carro novo) e corretivas, troca de pneus, limpeza, disponibilidade de veículo extra nos momentos das revisões ou acidentes, desvalorização do bem ao longo do período, dentre outros. Mas o que mais incomoda é: “A árdua missão de vender ou trocar o carro após alguns anos”. Deve-se ter calma, cautela e se possível ter um assessoramento adequado. Pois sempre que há troca de veículos, deve-se observar que as concessionárias de veículos colocam margem em ambos os carros. Ou seja, colocam uma folga de valor de mercado no veículo que está entrando e tentam maximizar o preço de venda do veículo que se está comprando (novo ou usado). Claro que às vezes, as marcas de veículos oferecem bônus de fábrica, financiamentos sem juros … enfim. Também não podemos esquecer que as concessionárias de veículos possuem uma série de custos fixos. Mas deve-se “abrir o olho”. Pois o “pulo do gato” está aí … kkkk.
A locação para 12, 18, 24 ou 36 meses está ficando cada vez mais usual. Uma das principais vantagens da locação é : não se preocupar com revisões; pagamentos de taxas (IPVA, Seguros e outros); ter carro reserva em caso de sinistros ou revisões; trocar o carro periodicamente a cada renovação de contrato, não ter o trabalho de vender o veículo e outros.
Segue algumas premissas a se levar em consideração na tomada de decisão em alugar ou comprar um veículo:
Aquisição de Veículo:
a) Some todos os custos anuais de IPVA, Seguro do veículo, manutenções preventivas dos fabricantes (carro novo) e corretivas, troca de pneus, limpeza, disponibilidade de veículo extra nos momentos das revisões ou acidentes;
b) Observe a desvalorização anual do veículo. Geralmente no 1º ano é algo como 20%. Depois 10% a cada ano, para os 3 anos subsequentes.
Obs: Alguns carros, conforme seu mercado, a partir do 4º, estabilizam seu valor de mercado. E pode ser uma boa. “Olhos de Águia”;
c) Observe o tempo de garantia de fábrica (motor e câmbio são de praxe). No geral, são de 2 a 5 anos de garantia. Isso poderá lhe ajudar a evitar prejuízos com defeitos de fábrica e custos nas manutenções corretivas durante o período de garantia de fábrica;
d) Fique atento às mudanças de modelo/design daquele veículo em análise de aquisição. Pois de tempos em tempos, as marcas modificam significativamente os modelos ou mesmo tiram de linha determinados carros. Daí pensamos que estamos fazendo um grande negócio e às vezes é “mico”
e) Em momentos difíceis às vezes, concessionárias possuem ponta de estoque de alguns veículos do ano anterior. Caso o modelo do veículo em questão permaneça o mesmo, sugere-se uma barganha considerável. É o velho “choro” !
f) Observe o mercado deste veículo em termos de desvalorização projetada. Pois tenha ciência do que você irá usufruir o que você está se propondo a perder.
Locação de Veículo:
a) O veículo deve ser escolhido, conforme seu perfil;
b) As periodicidades de revisões devem ser observadas, assim como o direito de carro de reserva;
c) O custo mensal oscila conforme a periodicidade dos contratos. Quanto mais longo o contrato (12, 18, 24, 36), geralmente, mais barato fica a mensalidade;
d) Existem promoções de bônus para algumas marcas e modelos, oferecidos pelos próprios fabricantes. Fiquem atentos!
e) Observar em contrato a regra para troca de pneus. Importante por questões de segurança e consumo do veículo.
Existem planilhas na internet à disposição. Mas observe os itens acima sugeridos a se levar em consideração. Nós, brasileiros que somos, gostamos mesmo de comprar o nosso carro, seja novo ou usado. É cultural e existe um “glamour” por trás disso tudo. Bom demais!
Entretanto, para os mais comedidos e cautelosos, os famosos “planilheiros”, às vezes vale a pena alugar o veículo! Pode ser circunstancial também.
VEREDITO
“Cautela. Faça conta e tenha informações de qualidade que lhe ajudem na sua escolha.” A equipe Carangocerto estará a sua disposição!