Amigos do Carangocerto, sei que no geral, nós Brasileiros adoramos novidades, tendências e tecnologia embarcada nos carros. O design, os acessórios embarcados, as facilidades e outras coisas nos fascinam. Na maioria dos lançamentos de carros no Brasil, podemos observar que as indústrias colocam tudo que elas têm de melhor em tecnologia, design, performance ou economia. Claro que depende do propósito e do segmento de atuação do veículo. Mas nem sempre é assim. Pois o fato do custo de produção, logística de mercados, como Mercosul, concorrência interna com produtos similares da própria marca ou de lançamentos recentes de outras marcas, fazem com que as Indústrias Automotivas embarquem num mundo que às vezes deixa a desejar para os usuários.
Já tivemos lançamentos de determinadas marcas que lançaram um design e uma plataforma de carro como sendo novo, espetacular. Mas o “powertrain” , ou seja, motor, cambio e ainda suspensão era de um veículo que saiu de linha e que eles ainda tinham muito estoque e linha de montagem com as parceiras de autopeças e cia. Resultado, lançaram um carro “novo”, mas com tecnologia embaixo do capô defasada. Carro beberrão, câmbio ruim e com baixo desempenho. Logo cautela.
Já presenciei certo ano que uma determinada marca lançou o mesmo veículo no Brasil e outro na Europa. Entretanto, o carro daqui deixava muito a desejar. Alegaram que era em função das condições de pavimentação e clima do Brasil. Mas mudar motor, cambio e suspensão por esses motivos. Kkkk!!! Não podemos subestimar a inteligência dos consumidores Brasileiros.
Outras situações positivas são aqueles lançamentos mundiais. Ou seja, com exceção de exigências locais de segurança e peculiaridades do Inmetro, por exemplo, algumas marcas de carros estão optando por realizar o mesmo carro no mundo todo. Isso demonstra respeito e gera credibilidade para os seus consumidores.
Os tipos de aços, polímeros(plásticos), isolamentos, câmbios, a tendência de “downsizing”, ou seja, motores com menos cilindradas, baixo consumo e com excelentes desempenhos já em baixa rotação, consideramos bem vindos! Outra tendência seguida por algumas marcas é compartilhar desenvolvimento e utilização do mesmo motor em modelos e marcas diferentes. É uma atitude válida e criativa. Todos ganham com isto.
Importante também observar os testes de empresas idôneas e parciais para os carros em lançamento. Lembrem-se que nem sempre um carro que esteja líder de vendas, o famoso “efeito manada”, é sinônimo de um bom negócio.
A mídia e o marketing são espetaculares e glamourosos para os carros em lançamento. “Olhos de Águia”. Quem sabe um seminovo ou aguardar algo diferente! Nós da equipe Carangocerto estaremos à disposição dos senhores para a lhe assessorar na escolha assertiva do seu próximo veículo!