A AMARGA TAREFA DE VENDER SEU CARRO!

Amigos do Carangocerto, vender o seu veículo é uma missão difícil? Eis a questão. Na década de 90, tínhamos poucos modelos de veículos e marcas. “ Vou comprar um carro popular … tem o Uno, Gol, Fiesta e o Corsa! Você vai levar qual? Kkkk” Um fato relevante é a quantidade de marcas japonesas, Coreanas, Indianas e Chinesas que entraram no Brasil de 2000 em diante, com inúmeros modelos e variedades, fez com que as opções atuais e ainda a quantidade de veículos disponíveis no mercado ultrapasse a quantidade de usuários de veículos no Brasil. Ou seja, temos atualmente muitos carros usados associados a uma quantidade exorbitante de carros novos sendo produzidos e lançados no mercado. Aliado a isso, as categorias como “SUV Compacto”, “Sportback”, “Sedan Médio” e assim por diante, foram introduzidos no mercado Brasileiro. Todos estes fatos geraram uma mudança de relacionamento comercial entre o carro “Novo” e o carro “Usado”.

Calma que nem tudo é pesadelo! Acreditamos que o mais importante na venda de um veículo é você ter consciência do seu estado de conservação e quanto realmente o mercado paga por ele. Sensibilidade! Realizar as manutenções periódicas, preventivas e corretivas, assim como troca de pneus em dia e limpeza(cheiro), são hábitos que ajudarão a valorizar o seu carro na hora da venda. Pintura é algo também que influencia bastante.

Um outro fator importante é observar a margem que se pratica entre o preço final de venda e o que as concessionárias de veículos estão dispostas a pagar no veículo. Claro que devemos ponderar o fato que em algumas ocasiões de troca de veículo usado por um novo, existem bônus de fábrica e outros interesses por trás desta relação comercial que poderá valer a pena. Mas venda pura para revendedoras de veículos, no geral há uma desvalorização de pelo menos 20% em relação ao preço final de mercado. Vai depender da necessidade de realizar a venda e do mercado do veículo.

VEREDITO

Sugerimos que, no geral, o ideal é sempre vender o seu veículo para particular com calma, estando bem informado de seu mercado, posicionando-o para um valor mediano e tendo a sensibilidade quanto ao seu real estado de conservação. Exige paciência nas negociações e um pouco de conhecimento técnico em relação a trâmites documentais e responsabilidades jurídicas.

A equipe do Carangocerto está à sua disposição para lhe assessorar na árdua missão de vender seu veículo usado. Conte conosco!

Deixe um comentário