DIESEL OU GASOLINA?

Isso sempre foi uma pergunta recorrente. Nos anos 80 e 90, as caminhonetes, tais como Chevrolet D20, Ford Ranger, Toyota Bandeirantes, assim como as asiáticas Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e tantas outras, dominaram este segmento. Lembremos que, apesar de extremamente robustos, eram verdadeiros caminhões menores. Embreagem longas, câmbios elásticos… e por aí vai.

Acreditamos que naquela época, com a tecnologia existente dos motores diesel e a gasolina ou álcool, assim como a qualidade dos combustíveis, valia muito a pena ter os carros a diesel. Principalmente para quem rodasse mais de 5 mil km por mês. Entretanto, o custo de aquisição chegava a até 40% a mais de diferença entre o carro a diesel e gasolina. O preço do combustível Diesel também apresentava uma diferença de até 50% com a gasolina. Associado a isso, os carros a gasolina não consumiam muito combustível. E não vamos esquecer que a fumaça e fuligem dos carros a diesel, cheiro e ainda, o ruído e vibração desses motores, deixavam muito a desejar.

A partir dos anos 2000, começamos a ter disponível no mercado brasileiro, caminhonetes, utilitários, SUVs e outros, tanto com motores a Diesel como a gasolina, mais modernos e econômicos. Os motores V6 e V8 a Diesel também começaram a desembarcar no Brasil. No caso dos carros a diesel, as tecnologias de Turbo de Geometria Variável e “Intercoolados” e outros componentes eletrônicos melhoram bastante o desempenho e o seu consumo. Já nos carros movidos a gasolina, houve muita evolução no torque em baixas rotações (RPM), associado a câmbios de 6 a 9 marchas muito eficientes e bem escalonados. Outro fato é que, por motivos de mercado de aquisição, produção e comercialização do petróleo no Brasil, o preço do Diesel aumentou bastante por aqui, chegando a ter uma diferença baixa em relação ao preço da gasolina, em alguns momentos, de até 20% somente. Associado a isso, a diferença de preço dos carros a diesel e a gasolina diminuíram consideravelmente. Dessa forma, o fator quilômetros rodados por mês, associado a diferença de preço e consumo do mesmo modelo de veículo a diesel e a gasolina/ flex, deve-se ser estudado com cautela, atualmente. A partir de 2017/18, por último carros a gasolina, associados com motores elétricos, os famosos “híbridos”, passaram a ser uma opção bem interessante, propiciando baixo consumo de combustível.

VEREDITO

As caminhonetes e SUVs de pequeno, médio e grande porte, a gasolina ou híbridos podem chegar a fazer em torno de 15km/l em circuitos mistos (cidade e estrada). Além disso, o silêncio, a vibração e a tocada dos carros a gasolina é um pouco diferente dos carros a diesel. Mas se você gosta mesmo dos carros a diesel, aproveite. Pois atualmente temos muitas boas opções, podendo até passar por um carro a gasolina. Pois os mesmos estão muito silenciosos, com vibrações baixas de motor, baixa produção de fumaça e fuligem, associados a excelentes desempenhos.

A equipe do Carangocerto está à disposição dos senhores. Cuidem-se. Um forte abraço!!

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