ESSE CARRO É PRA HOMEM OU MULHER?

“- Essa cor ae amigo não sei não hein … tá meio feminino! Tem pra homem?” kkkkk … tem situações assim amigos do Carangocerto. E vice-versa … “- FIAT??? … deus me livre meu filho… Fui Iludido Agora é Tarde… é de homi??? kkk. – Calma mãe!” As percepções são inúmeras. É um fato que aconteceu com um modelo, as vezes detona uma marca. Essa fala era da minha mãe quando falei que ia comprar um Uno Smart, certa vez. Mas na cabeça dela veio o FIAT 147 que no Nordeste sofria com o calor e quebrava muito. Dai ficou na mente dela, rotulando uma marca consagrada no Brasil com excelentes projetos e recordes de venda a partir da década de 90.

A cor, o design, a silhueta do carro, os faróis, o acabamento interno, o painel, o quadro de instrumentos, as rodas e lanternas traseiras, são itens muito observados na construção dos veículos e pelos clientes. A indústria automotiva tem se especializado bastante em seduzir os seus clientes com os seus lançamentos. Assemelha-se até à indústria da moda. Ou seja, a ideia está sendo vender uma experiência, cores, design, Status, plasticidade, estilo de vida, textura de materiais, arrojo, aromas, personalidade e tantos atributos do mundo da moda.

Acreditamos que as mulheres são mais sensitivas e detalhistas. Logo o apelo por porta objetos, porta bolsas, espelhos com luzes de Led, cores especiais, textura de bancos, design de painel, volante, frente e traseira dos veículos, densidade de espumas e desenhos dos bancos, posicionamento em dirigir, dentre outros detalhes, estão cada vez mais em customização para elas. Aliado a isso tudo, a maioria delas gostam de acelerar, viu! Esqueçam essa história que elas gostam de dirigir devagar. Pois com a vida moderna e necessidade de mobilidade urbana crescente, as mulheres atualmente dirigem muito. Talvez até mais do que os homens, dependendo de suas rotinas. E olha que quando dirigem bem, colocam muito marmanjo no bolso…kkkk.

Já os homens, geralmente continuam daquele jeito: “- Eu conheço bem os carros, porque carro é coisa de homem…. kkkk”. Cautela! A quantidade de modelos, marcas, tipos de veículos e variações de versões para o mesmo veículo são inúmeras que nem sempre estamos bem informados. Mesmo “o bonitão das tapiocas”, como dizemos no Ceará. Agora, observamos também que dependendo da região, dos hábitos de uso, tipo de família e poder aquisitivo, os homens brasileiros têm exigido cada vez mais bons produtos e estão se informando antes de irem a uma concessionária de veículos. Aspectos como custos de manutenção, histórico de quebra, segurança, autonomia, custo de seguros, periodicidade das manutenções e preço de revenda futuro são coisas básicas que os homens perguntam.

Não devemos esquecer, além dos heterossexuais, também que temos os homossexuais, os quais devem ser sempre respeitados e observados como uma importante fatia do mercado, assim como as anteriores comentadas. Tanto a Indústria Automotiva, como o time das concessionárias de veículos estão atentos às mudanças das diversidades e escolha de gênero. Pois acreditamos que o mais importante de tudo isto é atendermos da melhor forma possível todos os clientes, independente da cor de pele, forma de se vestir, idade ou opção sexual.
O mais interessante de tudo isto é como as marcas conseguem agregar valor aos seus produtos e conseguem adentrar em nichos de usuários específicos com baixo, médio e alto poder aquisitivo. A percepção dos profissionais de marketing, desde o projeto construtivo do veículo, aliado a uma estratégia de vendas, é algo espetacular.

Falando agora do que interessa, os modelos também são lançados com pretensões masculinas ou femininas. Mas às vezes nos enganamos. À medida que as vendas acontecem, o público vai gostando e aquele modelo/marca é comprado por ambos ou todos os gêneros, saindo um pouco das rotulações de gênero para veículos. Conforme algumas informações coletadas informalmente pela nossa equipe Carangocerto, segue algumas curiosidades:

1 – Toyota Corolla – carro de senhor de idade classe média que não quer correr risco e que quer algo funcional e sem muitas pretensões;


2 – A marca Mercedes Benz – carro de luxo, muito bem construído… a maioria deles, que gera “Status” e que é comprado por Executivos, Médicos, Empresários e outros profissionais bem-sucedidos, tanto do sexo feminino como másculo, dependendo do modelo;


3 – A marca AUDI – Marca alemã de alta qualidade, para clientes exigentes, que querem requinte, status, desempenho, mas com um ar mais jovial e um pouco descolado;


4 – Picape Toyota Hilux SRV – Carro robusto, com fama que não quebra e com alto valor de revenda. Para os amantes do agronegócio, de quem gosta de cavalo, praia, fazenda … mas muitos clientes da cidade que tem casa de praia, principalmente no Nordeste, passaram a comprá-las como carro de família para viagem;


5 – Picape Ford Ranger – Idem ao anterior. Mas o cliente aqui está com outro foco. Ela é mais macia na rodagem, isolamento acústico, gostosa na estrada… para clientes que querem uma picape com certo conforto de sedã e não abrem mão de levar sua carga. Aqui o cliente é meio a meio urbano/fazendeiro;


6 – Picape Volkswagen Amarok – Essa já é mais tecnológica. Você dirige e pensa que está num VW Passat. Muita força, suspensão espetacular, gruda nas curvas, design e conforto. Mas a pegada aqui é de um cliente mais urbano jovem do que fazendeiro…. algo assim.


Essa são algumas percepções que temos dos clientes em relação a esses produtos acima citados.

VEREDITO

Amigos do Carangocerto, esse tema nos Fez pensar também dos carros dos anos 50, 60. Como eram glamourosos. Um espetáculo. Eram românticos, às vezes até exagerados. Logo desde então o design, a paixão pelos carros vinha sendo trabalhada pela indústria automotiva. A partir da década de 80, com crises econômicas mundiais, observamos que os carros, alguns deles, foram ficando menos emocionais e mais racionais. Associado a isto, observamos que a Revolução do aço, associada ainda a do plástico e seus derivados e da indústria mecânica (motores mais econômicos e caixa de marcha mais eficientes) mudaram o modo de construir carros. E a percepção dos clientes automotivos também. Mas apesar de tudo, sempre teremos modelos de luxo e modelos populares. Logo esteja bem informado e não perca muito tempo em saber se aquele ou esse carro foi feito para homem ou mulher. O importante é que você goste e atenda às suas necessidades. A equipe do Carangocerto estará à sua disposição para ajudá-lo no que for preciso.

Deixe um comentário