KIA MOHAVE 2013

No final dos anos 90 até início da Pandemia, as queridinhas do mercado SUV 4×4, com 7 lugares ˋRaizˋ eram as famosas Toyota Hilux SW4, Mitsubishi Pajero Full ou mesmo a Pajero Dakar. Outros mais fiéis à GM, compravam as famosas Blazers. As japonesas realmente tinham a fama de duro na queda … carros muito robustos e que aguentavam o tranco das ruas esburacadas do nosso Brasil, assim como estradas de barro e ainda quebravam um galho para os piqueniques e passeios de final de semana na praia. 

Em sua grande maioria, elas apresentavam concepção de motores a diesel, com 4 cilindros, com cilindradas entre 2.8 e 3.2, com potência variando entre seus 140 CVs e 180 CVs, associados a câmbios de 4 ou 5 marchas, sob chassis, tração 4×4, bom acabamento, suspensão bem calibrada e muito espaço interno.

Foi nessa vibe que os Coreanos da Kia enxergaram uma oportunidade de trazer a SUV Kia Mohave. Entretanto oferecendo mais, por menos. Também chamada de Kia Borrego nos EUA, a Kia Mohave chegou ao Brasil com 3 modelos de motorização, sendo: o 4.6 V8 Tau e o 3.8 V6 Lambda II, ambos a Gasolina e um pouco ultrapassados e o moderno 3.0  S V6 Diesel. Nesse último motor inicialmente foi oferecido com câmbio de 6 marchas até 2012. Mas a partir de 2013, ela já veio com câmbio ZF de 8 marchas. Também utilizado em alguns modelos de marcas famosas como Land Rover Discovery, da Jeep Grand Cherokee e da Mercedes Benz ML 350, ela oferece 256 CVs, 24 válvulas, injeção direta e 50 kgfm de torque. Associado a 12 airbags, suspensão independente dianteira e traseira, 7 generosos lugares, faróis de xenon, ar condicionados bi zone, bancos elétricos, 2 memórias de banco e retrovisores, boa altura de solo, um 4×4 robusto com fácil acionamento e ainda com 5 anos de garantia, a Mohave passava a ser o topo da cadeia de SUVs que a Kia melhor poderia oferecer acima da famosa Kia Sorento e sua irmã Hyundai Santa Fé. 

Mesmo pesando mais de 2 toneladas, impressionava pelo seu consumo melhor do que as concorrentes, silêncio do motor, robustez, custo razoável de manutenção, acelerações vigorosas e impressionante maciez ao rodar. Com exceção de alguns plásticos do painel, entregava um bom acabamento e pacote tecnológico acima da média para a época e para seu segmento. Mas a fama dos japoneses, o hábito do tradicionalismo de compra dos Brasileiros, poucas concessionárias da marca e ainda pouco conhecida na época, a Kia Mohave não vendeu mais do que 2.600 unidades de 2010 até 2016.

VEREDITO

Segundo a Kia, a Mohave foi desenvolvida com pacote tecnológico, dimensões e acabamento para brigar com a Land Rover Discovery, Jeep Grand Cherokee e Mercedes Benz ML 350. Mas no Brasil os comparativos eram sempre com Toyota Hilux SW4 e Mitsubishi Pajero Full. Atualmente a Mohave virou RR (Resto de Rico). Difícil achar uma inteira, com todas as suas manutenções em dia. Dependendo do perfil, caso a pessoa necessite de espaço, conforto, rodar longas distâncias, ter um carro discreto, robusto e confiável, ela poderá ser uma boa oportunidade. Consegue se comprar Mohave Diesel inteira entre 2013 e 2016 com preços de Jeep Compass Diesel 2020-2021. Sendo que a Mohave é superior e entrega bem mais. Entretanto, há de se atentar com as condições da suspensão, turbina e freios. Pois é um carro pesado e grande. Gosto de ninguém discute !! Cada um tem o seu. 

A equipe do Carangocerto encontra-se à disposição para dar suporte na sua decisão certa e assertiva. Cuidem-se. Saúde!

 

Fernando Pessoa

Consultor Automotivo

Deixe um comentário