PNEU CHINÊS E CURIOSIDADES. O QUE DIZER ?

Amigos do Carangocerto, pneu “chingling”? E aí? O que vocês pensam? O preço é tentador! Mas cautela. Bem, antes de mais nada, deve-se ter em mente algumas perguntas primordiais:

1 – Tem garantia de rodagem ou defeitos de fabricação?

2 – O pneu está no seu prazo de validade de uso? Pois pneu se vence por tempo, em até 5 anos ou por rodagem, ou seja, pelos quilômetros que ele suporta rodar com segurança;

3 – Existe representante técnico e jurídico no Brasil, SAC, que você possa ter um suporte técnico e presencial em caso de defeito ou outros problemas

4 – Existe já histórico de uso dessa marca e modelo de pneu no Brasil, atendendo às condições climáticas e de pavimentação encontradas em nosso país?

Com todo respeito ao povo Chinês, precisamos abrir um pouco a mente e compreender que a China já tem muita tecnologia e “know how” na fabricação de pneus e materiais de qualidade disponíveis. Entretanto, há de se atentar pela veracidade das informações de catálogo e pelos fóruns e testes de uso realizados com essas marcas de pneus chineses. A título de exemplo, algumas marcas sugerem até 40mil Km de limite de rodagem. Mas em testes, não aguentaram mais do que 20 mil km.

Fonte: Continental, fabricante de pneus.

Outras curiosidades, o que é:

1 –  DOT – Para saber a idade ou data de fabricação do seu pneu, você tem que ler o código DOT que vem estampado nele. DOT= Department of Transportation, informa que o pneu está em conformidade com os regulamentos DOT dos Estados Unidos.

Fonte: Continental

2 – Dimensões – Elas estão indicadas, conforme a figura abaixo. Exemplo: 205/55 R16  91 W. Essas são a largura em milímetros, a altura em porcentagem, o diâmetro da roda em polegadas. Já o “91” refere-se ao peso/ carga que o pneu suporta. O “W” refere-se a velocidade máxima suportada pelo pneu. E assim por diante.

Fonte: Continental

3 – OUTSIDE e “INSIDE”- E agora qual o lado do pneu que eu monto para fora?


Fonte: Meupneu

Quando compramos pneus direcionais, é muito comum vir impresso na sua lateral uma seta que mostra o sentido de rotação. Assim fica fácil saber se a montagem foi feita de forma correta.

Quando o pneu é assimétrico temos impresso nas laterais as palavras:

  • Outside ( FORA ) que é o lado do pneu montado para fora do veículo. 
  • Inside (Dentro) que é o lado do pneu montado para dentro do veículo. Cuidado, nunca inverta estas posições. Pois o escoamento da água em caso de chuva estará comprometido, podendo ocasionar aquaplanagem.

Fonte: Meupneu

Outro hábito simples de se praticar é calibrar os pneus a cada 10 dias ou após viagens. E a cada 5 mil km revisamos a cambagem, alinhamento e outros parâmetros em lojas especializadas nestes serviços.

VEREDITO

Comprar pneu chinês já é uma realidade. Vale a pena. Mas devemos ter os devidos cuidados e se atentar para as dicas do Carangocerto. Um forte abraço!

 

Deixe um comentário